Como prospectar clientes da forma correta e não deixar passar nenhuma oportunidade de negócios? Ensinamos tudo nesse artigo!

Prospectar clientes não significa a mesma coisa que conseguir leads (contatos). Essa é a primeira e grande diferenciação que precisa ser entendida. Os contatos chegam até você, de uma forma qualquer, e então começa o primeiro grande desafio das vendas, que é prospectar o cliente, ou seja, fazer com que aquele contato (lead) se interesse pelo seu produto, se tornando um cliente. Para ter uma prospecção de clientes eficiente e evitar perder os esforços que fez para que os contatos chegassem até você e seu produto ou serviço, é preciso que você aprenda as dicas que vamos passar agora!

Vamos resumir, então, prospecção como sendo um primeiro contato pessoal que sua empresa fará com o lead.

É preciso, então, que essa primeira impressão seja marcante para o interessado em adquirir a sua oferta. Portanto, a forma como você vai abordá-lo é um divisor de águas que pode te dar o resultado esperado ou fazer com que todo o esforço vire pó!

O primeiro passo de uma boa venda é identificar a necessidade da persona para que você possa oferecer uma solução. Hoje em dia, não vendemos mais produtos, nem serviços, pois em meio a uma concorrência enorme, ainda mais quando levamos a internet em consideração. O que vendemos então é solução! Entenda bem a necessidade do seu prospecto (lead).

A partir da identificação dessa necessidade, coloque todas as melhores técnicas de vendas em ação. Anote todas as observações importantes, faça as perguntas corretas, demonstre os benefícios da sua oferta e sempre deixe um próximo contato agendado. Nunca deixe por conta do lead tornar a entrar em contato. Seja você mesmo o senhor da negociação. Nunca deixe de voltar a fazer contato, cumpra os compromissos que você assumir, seja ligar, visitar ou enviar um e-mail.

Para ter um bom gerenciamento de todos os seus contatos comerciais, é de suma importância um bom software CRM.

Uma vez que você tem uma lista de contatos e uma série de compromissos marcados, é importante manter-se organizado para que não descumpra esses compromissos e não perca nenhum cliente de vista. O que se usa mais, hoje em dia, são os softwares CRM – Customer Relationship Manager, ou seja, programas de Gestão de Relacionamento com o Cliente, veja o exemplo abaixo:

O J4Reseller foi desenvolvido para atender às necessidades das Revendas de TI e conta com um CRM integrado a várias outras excelentes funcionalidades como o controle das comissões a receber, além dos detalhes de estoque do distribuidor. Confira abaixo:

. Suporte a faturamento direto (precificação e impostos).
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. Gestão 360º do seu cliente.
. Gestão da sua comissão.
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