Entenda o processo de pós-venda e aprenda a aumentar a eficiência disso na sua empresa com um software CRM

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O pós venda é a pré venda do seu próximo negócio!

Baseado em situações distintas seus clientes podem necessitar do seu pós-venda:

  • Necessidade de suporte devido ao tipo de produto ou serviço vendido;
  • Pesquisa de satisfação;
  • Manutenção e/ou reforço do relacionamento;
  • Upsell (oferta de outro produto);

Uma definição mais completa do pós-venda seria dizer que ele refere-se a todas as ações voltadas a manter um ótimo relacionamento com o cliente focando em atender às suas necessidades visando à fidelização do mesmo.

Veja alguns dados que demonstram a importância de um bom pós-venda mostrando algumas das principais vantagens.

Este serviço é um dos principais pilares de um negócio de sucesso, pois pesquisas mostram que 70% da qualificação da experiência de compra do cliente se baseia na forma como ele é tratado, independente do preço e, acredite, até mesmo do próprio produto.

Quando um cliente tem uma experiência negativa, uma única experiência negativa, são necessárias 12 experiências positivas para compensar!

De cada 10 clientes, 9 afirmam que não se importariam em pagar mais pelo produto ou serviço, se tivessem um melhor atendimento.

Esse dados, bem como muitos outros, nos levam a perceber que a empresa precisa acompanhar e agradar o cliente, sendo atenciosa e prestativa, mesmo após a venda, mesmo porque o cliente poderá voltar a comprar um produto, ou mesmo poderá recomendar, ou não, para outras pessoas.

Como vimos anteriormente, o pós-venda refere-se a todas as ações voltadas a manter um ótimo relacionamento com o cliente focando em atender às suas necessidades e visando à fidelização do mesmo. Veja 5 ações essenciais e que funcionam muito bem no processo:

  1. Cumpra sempre as promessas;
  2. Não adie solução de problemas;
  3. Preocupe-se com o seu cliente;
  4. Mantenha-se sempre um passo à frente;
  5. Nunca esteja ocupado demais para o seu cliente.

Com essas e outras ações, pautadas na verdadeira vontade de ser reconhecida como uma excelente empresa, o pós-venda será um sucesso. Para poder ter controle das ações do processo e não deixar de cumprir promessas e prazos, bem como não esquecer de realizar o pós-venda com algum cliente, quando assumir um compromisso ou quando tiver uma tarefa de recall, entre outras diversas situações, é muito importante poder organizar todos os processos. Os softwares CRM – Customer Relationship Manager, ou seja, programas de Gestão de Relacionamento com o Cliente, ajudam com essa tarefa.

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