Na revenda de TI, a empresa e o revendedor devem sempre tomar o melhor caminho para gerir e analisar as informações que tem. O cliente tem seus estilos e gostos que fazem a campanha se adaptar – e aí entra o CRM e xRM. Há também o Cloud CRM que você pode ver nesse post. Indicamos a melhor ferramenta de CRM para o nicho de Revendas de TI é a J4Reseller

O que são esses dois? São sistemas para estratégia de campanha, gerindo e analisando as informações e touchpoints do cliente (e potencial cliente). Assim, ambos têm a mesma função: administrar da melhor forma os negócios.

No entanto, existem muitas diferenças e vantagens entre os dois sistemas? Prossiga com a leitura e veja como CRM e xRM podem melhorar a gestão de seus negócios.

O que são CRM e xRM?

 O que são os dois por definição?

De forma básica, CRM é a gestão de relacionamento com os clientes. Um sistema ou técnica para gerenciamento de relações entre a empresa e seus clientes, e potenciais clientes também.

Utiliza de diferentes tecnologias para sincronização de vendas, variação e modelação de estratégias de marketing, atendimento direto e suporte técnico.

Assim, guarda e grava dados de contatos, clientes, prospectos, contratos fechados, entre outros, alinhando todos esses processos. Com isso, a capacidade da empresa de atrair e fidelizar clientes aumenta.

E como se define o xRM? Começando, é uma evolução do CRM, sendo o acrônimo de eXtended Relationship Management.

Representa o gerenciamento simultâneo de diversos públicos estratégicos numa cadeia de suprimentos em relação à troca de informações e serviço/produtos. Isso envolvendo ou não o consumidor final.

Por isso, o X representa qualquer tipo de público. É a união dos recursos oferecidos pelo CRM, com a capacidade de controlar os mais diversos públicos.

Assim, os dois entram como uma forma de gestão e análise de públicos estratégicos em forma de montar estratégias. Como se conflitam os dois?

CRM vs xRM: Qual o mais relevante para um bom processo de atendimento ao cliente?

 A principal diferença entre o CRM e o xRM é como lidam com o público. O CRM fica muito preso ao gerenciamento do cliente, enquanto o xRM acaba por controlar diversos públicos, tendo uma visão mais geral do plano.

CRM é um sistema de gestão dos clientes e relações com a empresa, enquanto xRM é mais uma abordagem de negócio e implantação de soluções.

Com ele, se determina quem relaciona com a empresa e estrutura o planejamento estratégico, junto de derivados. Ele lida com diversas camadas de relacionamento, dependendo das informações e objetos colhidos

Diferente do CRM, xRM oferece uma visão mais ampla do negócio e a capacidade de captar informações seguras por meio do diálogo entre camadas.

No entanto, é um sistema mais complexo, enquanto CRM é mais simples e direto. Funciona como registro das informações, contando com todo um suporte cloud.

Consegue ser relevante no atendimento ao cliente, captando informações essenciais para montagem de uma estratégia específica de grupo. Fora que conta com maior suporte online, maior número de ofertas no mercado.

No fim, você pode entender que os dois atuam de uma forma diferente: CRM é a organização das informações dos clientes, xRM é a estruturação dessas informações e análise da relação entre todos os públicos.

Veredito: CRM ou xRM?

Obviamente, xRM é a evolução do CRM, oferecendo uma ampla visão de público e agindo mais como uma abordagem de negócio. No entanto, CRM conta com bom suporte e oferta de mercado.

No fim, conta muito como sua empresa é estrutura e como você lida com as informações captadas, além da extensão de público.

Mas retomando a ideia inicial do tópico: de fato, xRM é uma evolução, gerenciando trabalhadores, processos, parceiros, recursos, suprimentos e tudo que se relacionar com a empresa.

Seja CRM ou xRM, o revendedor de TI e empresas devem saber lidar com a quantidade de informações recebidas. São ferramentas capazes de fazer com que você manuseie as informações necessárias para registrar boas vendas.

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