Inbound marketing pode ser definido como uma estratégia de publicidade qualquer que atraia as pessoas. Por isso, é também conhecido como marketing de aração e é composto pela otimização dos materiais para que estejam bem posicionados nos mecanismos de busca (SEO), um conteúdo relevante (interessante para o cliente) e uma boa estratégia de divulgação nas redes sociais.
Portanto, para ter um bom resultado com esse tipo de marketing, é preciso focar na qualidade desses três pilares, a fim de conseguir criar e manter uma presença digital.
É importante destacar que um dos principais processos do Inbound Marketing é a criação de conteúdo de qualidade. Artigos, vídeos, imagens, gráficos, enfim, tudo o que possa agregar conhecimento relevante para o seu público alvo, de forma que os seus contatos tenham interesse em seguir você pela web para que, assim, você o encontre com uma boa oferta, quando for o momento correto. Vamos entender isso melhor, adiante.
Chegará o momento em que, de posse de um dado de contato do seu cliente, geralmente o e-mail, você o conduzirá por um processo de apresentação da solução que você tem a oferecer para o problema dele, até que ele a compre de você. Esse processo, que inicia com alguns contatos iniciais, ainda oferecendo conteúdo, chama-se Funil de Vendas e faz parte da Jornada do Cliente.
A Jornada do Cliente é o caminho que ele percorre desde quando ele começa a buscar informações na internet até o momento que ele adquire o seu produto ou serviço. Já o funil de vendas é processo de contato direto do cliente com você. Seu trabalho mais importante no Inbound Marketing é “pescar” o cliente que iniciou a Jornada e coloca-lo no SEU Funil de Vendas. Por isso a importância citada anteriormente de produzir conteúdos relevantes e de muita qualidade.
Quer saber mais sobre Funil de Vendas? Veja este artigo.
Concluindo e resumindo, o cliente começa a buscar informações sobre determinado assunto, pode ser um problema ou uma necessidade que ele tenha. Quando ele encontra o seu conteúdo na internet ele começa a seguir você.
Você deverá conseguir algum dado de contato do cliente, normalmente o e-mail, introduzindo o cliente no Funil. Uma vez no funil, o cliente deverá ser guiado por um processo de identificação de um problema ou de apresentação de uma solução e, por fim, você fará uma oferta.
Todo esse ciclo chama-se Jornada do Cliente e o Inbound Marketing é o processo que entrega conteúdo de valor para o cliente, até que o convença a comprar. Simples assim!
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